Governo Xapuri de Todos Nós, comemora 118 anos do município!

Município comemora 118 anos de história, com programação, cultura e eventos por toda a cidade.

A manhã começou com a Banda de Música Municipal Dona Júlia Gonçalves Passarinho, percorrendo as principais ruas de Xapuri, em ritmo de alvorada, às 5 horas.

A quarta-feira, foi especial, 22 de março de 2023, é a data oficial do aniversário de Xapuri, que comemorou 118 anos de história. Historiadores, lembram que a cidade era anteriormente chamada de Mariscal Sucre - Vila de Mariscal Sucre, uma vila boliviana, que se transformou em Xapuri a partir da revolução acreana que integrou o território acreano ao território brasileiro.

Em 1902, quando Plácido de Castro nas barrancas dos rios com os seringueiros tomaram de assalto à Independência boliviana, começavam a nova história tornando-os acreanos de verdade brasileiros. Adotamos o nome dos Xapuris que eram uma tribo indígena que vivia nessas paragens, outros nomes foram revelados para o Brasil para o mundo como Chico Mendes que trouxe na sua luta a revolução ambiental para o mundo inteiro além de Armando Nogueira grande jornalista que criou o Jornal Nacional para Rede Globo, Advis Atende um dos maiores cardiologistas do mundo que criou o marcapasso salvando inúmeras vidas na humanidade.

Assista o video

Nomes como Jarbas Passarinho, grande ministro da integração, ministro da educação de governos anteriores, e muitos outros que com alguns anônimos, mas não menos importantes aqui de Xapuri, fazem dessa cidade uma cidade de vanguarda, uma cidade que revela nomes, mas que, simultaneamente, discute a política, discute os seres envolvimento concretiza a discussões sempre com a lógica do bem-estar da nossa população em geral.

Pedal da Princesinha! Sucesso de público em Xapuri! Obrigado a todos os participantes! Em nome de todas essas personalidades cada um xapuriense que na data de hoje vê a querida Xapuri A Princesinha do Acre completar 118 anos, e para esse aniversário a prefeitura está realizando a programação que começou no sábado passado e continua até o próximo sábado uma semana de festa com esporte com teatro festival acriano de teatro está sendo realizado em Xapuri hoje, por exemplo, no dia do aniversário teremos no ginásio de esporte ali torneio de jiu-jitsu também handebol e também teremos na parte da tarde o pedal da princesinha onde todos estão convidados a passear fazer uma cicleta na cidade de Xapuri indo depois para a praça de eventos e fazendo o fechamento do nosso aniversário com toda u ma programação especial para você.

Viva Xapuri! Cento e dezoito anos de história.

Quero convidar para você participar efetivamente porque Xapuri merece muito ser comemorada e nós estamos aqui na prefeitura, queremos agradecer a cada cidadão o apoio recebido e simplesmente dizer parabéns Xapuri.

Ato Cívico e entrega de premiação às atividades alusivas ao aniversário de Xapuri! 118 anos de história e tradição! Viva Xapuri!

Prefeitura, Fundação Elias Mansour (FEM) e Federação de Teatro do Acre (FETAC) promovem Peça teatral humorística com o Palhaço Microbinho e sua trupe alusivo ao Festival de Teatro do Acre 2023 e ao aniversário de 118 anos de Xapuri.

Evento que contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kimpara e sua equipe, além de representantes da FETAC.