Desenvolvimento Turístico em Xapuri e Alto Acre: Uma Nova Jornada Começa

Xapuri, uma cidade encantadora situada no coração do Acre, conhecida por suas ricas tradições culturais e sua conexão profunda com a história do Brasil. No entanto, o potencial turístico dessa região, que abriga não apenas Xapuri, mas todo o Alto Acre, permaneceu em grande parte subexplorado. Mas isso está prestes a mudar.

No último sábado, dia 20 de abril, Xapuri lançou oficialmente a "Agenda de Desenvolvimento de Turismo em Xapuri e região do Alto Acre". O evento, marcado por uma cerimônia vibrante e participativa, marcou o início de uma nova jornada para a promoção do turismo sustentável e da valorização das riquezas naturais e culturais da região.

A iniciativa, liderada pela prefeitura de Xapuri em parceria com diversas entidades governamentais e organizações da sociedade civil, visa não apenas impulsionar o turismo local, mas também garantir que esse crescimento seja equitativo, preservando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da comunidade.

Durante o evento de lançamento, autoridades locais, servidores, líderes comunitários, empresários e moradores se reuniram para discutir os principais desafios e oportunidades do setor turístico na região. Foram debatidas estratégias para aprimorar a infraestrutura turística, promover a capacitação profissional, preservar o patrimônio histórico e cultural, e ampliar a divulgação dos atrativos locais.

Entre os pontos destacados na Agenda de Desenvolvimento de Turismo estão:

Preservação Ambiental: Compromisso com a conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas locais, promovendo práticas de turismo sustentável e responsável.

Valorização Cultural: Incentivo à valorização das tradições culturais, como o artesanato, a culinária típica e as manifestações folclóricas, como forma de enriquecer a experiência dos visitantes e fortalecer a identidade local.

Diversificação de Atrativos: Exploração e diversificação dos atrativos turísticos da região, incluindo suas belezas naturais, como as florestas, rios e cachoeiras, além de seus pontos históricos e arquitetônicos.

Inclusão Social: Promoção da inclusão social e econômica das comunidades locais no setor turístico, gerando oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo para os moradores.

Marketing e Promoção: Investimento em ações de marketing e promoção turística, visando atrair visitantes de todo o Brasil e do mundo para conhecer as belezas e a cultura única do Alto Acre.

Com o lançamento da Agenda de Desenvolvimento de Turismo em Xapuri, a partir de agora, espera-se que a comunidade local, os setores público e privado, e todos os envolvidos nessa jornada trabalhem juntos para transformar esse sonho em realidade, tornando a região um destino turístico de destaque no cenário nacional e internacional. O potencial está lá, e agora é hora de aproveitá-lo ao máximo.