Defesa Civil Municipal atualiza plano de contingência para possível enchente do Rio Acre
- Prefeitura de Xapuri
- 10 de fev.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Xapuri, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou nesta segunda-feira, 10, um planejamento estratégico para a atualização do plano de contingência do município em caso de enchente do Rio Acre. A iniciativa, conduzida pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Negreiros, teve como principal objetivo alinhar todas as secretarias municipais e suas respectivas estruturas para garantir uma resposta rápida e eficaz diante de uma eventual cheia de grandes proporções.
Durante o encontro, foram mapeadas as áreas de risco com base nas duas maiores enchentes registradas na história recente, ocorridas em 2015 e 2023, que afetaram direta e indiretamente milhares de pessoas. Essa análise contribuirá para que o município esteja ainda mais preparado para enfrentar possíveis emergências.
Uma das atividades realizadas foi uma simulação interna de emergência, na qual foi reproduzido um cenário de elevação rápida do nível do rio. Durante o exercício, todas as secretarias e órgãos envolvidos elaboraram seus planos de ação para mitigar os impactos de uma eventual enchente.
De acordo com o Tenente Negreiros, a gestão municipal torce para que uma enchente não ocorra, mas garante que a Defesa Civil municipal estará devidamente preparada caso se confirme.
“A postura preventiva da Prefeitura reafirma a responsabilidade pública em minimizar os impactos de eventuais desastres naturais e garantir o bem-estar dos munícipes.” - Tenente Negreiros, coordenador da Defesa Civil Municipal.
O planejamento contou também com a participação do comandante do 8º Batalhão Especializado de Proteção e Combate a Incêndios Florestais (8º BEPCIF), Capitão Farias, que destacou a importância da preparação antecipada para o sucesso das operações de resposta a desastres naturais. Ele também anunciou a realização de um simulado externo pela corporação, com a participação das secretarias municipais e de órgãos do governo estadual.
"Precisamos definir nosso tempo de resposta para que, diante de uma situação real, estejamos devidamente preparados." - Capitão Farias, comandante do 8º Batalhão da Corpo de Bombeiros em Xapuri.
A atualização do plano de contingência tem como propósito garantir que todas as secretarias municipais estejam capacitadas e coordenadas para atuar em situações de emergência ambiental. Assim, a Prefeitura reforça seu compromisso com a segurança da população, considerando que enchentes representam momentos de grande apreensão para a comunidade.

Fotos: Davi Castelo/Dircom Xapuri.