Prefeitura compartilha vídeos de cuidado à pessoa com deficiência no contexto da COVID-19

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Prefeitura de Xapuri compartilha campanha lançada pelo Ministério da Saúde (MS) e UNA-SUS sobre COVID-19 com foco nas pessoas com deficiência

A Prefeitura de Xapuri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, compartilha uma série de 5 (cinco) vídeos lançados pelo Ministério da Saúde e UNA-SUS sobre COVID-19 com foco nas pessoas com deficiência.

A ideia é informar e acolher as pessoas com deficiência nesses tempos de pandemia, com a linguagem mais acessível possível, respeitando as especificidades de comunicação exigidas por cada grupo. Segundo os dados do Censo 2010, corroborados na Nota técnica IBGE 01/2018, o Brasil possui 12,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 6,7% da população brasileira. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS-2013), por sua vez, estimou que 6,2% da população brasileira possuía pelo menos uma das seguintes deficiências: auditiva, física, intelectual e visual.

Para informar e acolher essa população de forma integral nesse período de pandemia, o Ministério da Saúde - por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção Especializada em Saúde (SAES) - lançou, em parceria com a UNA-SUS, cinco vídeos voltados para os seguintes públicos.

Assista aos vídeos:

Segundo, a prefeitura e Xapuri, o compartilhamento dos vídeos tem o objetivo de orientar os gestores municipais, a população em geral, e o portadores de cuidados especiais sobre os cuidados que devem ser realizados, especialmente em tempo de pandemia.