Atendimento Itinerante de Verão 2022 é concluído e prefeitura comemora os bons resultados da ação

A população xapuriense moradora do Assentamento Tupá e adjacências, receberam o serviço de Atendimento Itinerante de Verão Zona Rural 2022 por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no último sábado, 24 de setembro de 2022.

O Prefeito Bira Vasconcelos acompanhado do Secretário de Saúde Wagner Menezes, estiveram no local e reafirmaram o compromisso em manter os atendimentos rurais itinerantes, fortalecendo sua abrangência e oferta de serviços a população.

De acordo com Bira Vasconcelos os atendimentos já são realizados todos os anos e ainda estão fortalecidos por atendimentos semanais nas UBS das áreas rurais, no caso em questão, do Tupá e Cachoeira.

No sábado, 24, a equipe municipal ofertou centenas de consultas com clínicos gerais, ginecologista, enfermagem, odontológicas, exames de Ultrassonografia, PCCU, Testes Rápidos, serviços de dispensação de medicamentos, vacinas de rotinas e contra a covid-19. Foram quase 1000 (um mil km) percorridos para beneficiar 8 (oito) localidades, enfrentando condições adversas como chuva, ramais, rios, lama, frio, calor, para ofertar saúde digna e de qualidade ao povo xapuriense da zona rural.

Resultados

8 locais contemplados: São João do Guarani, Semintuba, Cachoeira, Vai Quem Quer, 2 Irmãos, Boa Viagem, Tupá, e pela primeira vez o Seringal São Cristóvao.

Mais de 1 (um mil) procedimentos e consultas realizados: além é claro de palestras, testes de covid-19 e exames de leishmaniose junto com as equipes de microscopistas, em algumas dessas localidades.

Em 2022 a Semusa passou a ofertar consultas em PCCU em larga escala nos atendimentos e ampliou em 90% a oferta de saúde bucal aos moradores da Zona Rural.

O que esperar para o próximo ano

A saúde municipal xapuriense planeja para o exercício de 2023, ampliar ainda mais a oferta de saúde com novos atendimentos e expandindo seus programas e cobertura de saúde da população, inclusive, já há previsão na LDO e LOA 2023 apresentado ao legislativo municipal.