Prefeito anuncia recomposição salarial aos servidores e discute piso da enfermagem com a categoria

Prefeito Bira Vasconcelos se une ao Sindicato dos Servidores Municipais de Xapuri para beneficiar os servidores da prefeitura e discutir o Piso da Enfermagem

Na última sexta-feira, 2 de junho de 2023, o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, recebeu em seu gabinete o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Xapuri, Mario Sérgio, juntamente com representantes das categorias de Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Auxiliares em Enfermagem da Prefeitura Municipal de Xapuri.

O encontro teve como objetivo discutir melhorias para os servidores municipais. Durante a reunião, Bira Vasconcelos destacou os avanços conquistados pela gestão municipal em benefício do município, especialmente dos servidores da prefeitura, como a valorização salarial, o pagamento em dia e a garantia de condições de trabalho dignas. Além disso, o prefeito anunciou um reajuste salarial de 5,93% a partir de junho de 2023 para os servidores da prefeitura que não possuem piso salarial nacional reconhecido.

Aqueles que já recebem o piso salarial nacional, como os Professores, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, continuam a ter seus salários ajustados anualmente de acordo com o piso estabelecido.

Em relação ao pagamento do Piso da Enfermagem aos profissionais de enfermagem, Bira Vasconcelos assegurou o cumprimento integral do piso, desde que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, efetue a transferência financeira necessária para cobrir os vencimentos desses servidores. A Prefeitura de Xapuri enfrenta desafios financeiros para arcar com os salários, pois o orçamento destinado ao pagamento do Piso da Enfermagem gira em torno de 140 mil reais mensais.

"Assim que o Governo Federal repassar os recursos financeiros anunciados na portaria do Ministério da Saúde, cumpriremos a lei e pagaremos o piso da enfermagem. Sempre agimos de acordo com a lei, e agora não será diferente. No entanto, não posso comprometer o pagamento dos salários dos servidores, pois são pais e mães de família que dependem desses vencimentos para sustentar suas famílias", enfatizou Bira Vasconcelos.