Bira Vasconcelos anuncia aumento salarial para servidores efetivos

Prefeito Bira Vasconcelos anuncia aumento salarial para servidores efetivos da Prefeitura de Xapuri, mesmo em meio a crise, fruto de um planejamento iniciado em seu primeiro dia de mandato em janeiro de 2017.



Como parte da política de valorização do servidor, o prefeito Bira Vasconcelos anunciou na tarde de ontem, 27, em reunião realizada no Clube Municipal ASSEMUX, que dará aumento salarial para todos os servidores públicos efetivos da Prefeitura de Xapuri a partir de maio deste ano.


"Nós fizemos um grande exercício de austeridade, desde 2017, quando nós voltamos à Prefeitura, sempre buscando índices dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal para podermos conceder o reajuste. Quando nós entramos, a folha estava em torno de 59% no seu limite em relação à Lei. Nós trabalhamos com austeridade. Não nomeei 30% dos cargos comissionados e também diminui na parte de segurança. Colocamos vigilância eletrônica, diminuindo pessoal, e aqueles que estavam perto de se aposentar e os aposentados nós negociamos, com demissão voluntária, para que fossem para casa, e diminuímos esse índice de 59 % lá do começo do ano de 2017, para 45,8% – menos de 46% com gastos com pessoal para este ano de 2019. Então, é exatamente esse limite, de 46% até 51,8%, que é o limite da lei, que é de 54% – mas quando chega em 51,8% não é mais possível nomear ou conceder aumento. Mas nós estamos abaixo disso, em torno de 5 %. E eu estou negociando exatamente isso com os servidores. Estabelecendo todos os limites, mas também aqueles servidores – que haviam aqui na Prefeitura como também em outras prefeituras – que ganhavam na Carteira menos que o salário e a eles eram pago uma complementação. Eu estou colocando na carteira de todos os servidores o salário mínimo vigente, para os administrativos, e para os professores acima do piso salarial, obedecendo uma lei federal, do magistério. Isso nos leva a pagar o inicial de R$ 1.700,00 para professores, e também os agentes comunitários de saúde, que desde janeiro já recebem R$ 1,250,00, que é o piso. Fizemos uma reformulação no plano e estamos negociando esses 5 % que a gente economizou", disse Bira Vasconcelos.


Qual o percentual de aumento? 5%?


"Não, em alguns casos, nós vamos dar muito mais que 5 %. Aqueles que não tinham o salário real na carteira, que era dado complementação, abono salarial ou auxílio alimentação e um monte de outras coisas, nós estamos colocando tudo isso na carteira. Estamos gastando esses 5% da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estamos abaixo, com os direitos dos trabalhadores, que é o direito de ter o registro de seu salário na carteira. Era um artifício que se usava desde muito tempo, com um salário baixo e depois se colocava algumas vantagens mas isso acabava prejudicando os trabalhadores, porque, ao se aposentarem, eles vão receber aquilo que está registrado na carteira. Isso significa que estamos incorporando na carteira todos os pisos salariais que hoje são vigentes no país", acrescentou Bira Vasconcelos.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito 

tem investido as arrecadações.

       Portal da Transparência

Pessoal/Folha/RH

Patrimônio Público

Veículos (Frota Municipal)

Convênios por Parlamentar OGU

Convênios Federais

Lista de Beneficiários do Bolsa Família

Lista de Precatórios

Rede "SIM" Simples 

Sala do Empreendedor

Acesso à Informação

   - Registrar 

   - Consultar

   - Estatísticas eSIC

Desenvolvido por

Prefeitura Municipal de Xapuri

CNPJ 04.018.560/0001-24

R. 24 de janeiro, 175 CEP 69930-000, Xapuri

prefeituraxapuris@gmail.com

+55 (68) 99911-5366

Segunda a sexta: 08:00 as 17:00

  • Facebook ícone social