top of page

Xapuri realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde para definir diretrizes do SUS nos próximos quatro anos

  • Foto do escritor: Prefeitura de Xapuri
    Prefeitura de Xapuri
  • 33false39 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
  • 2 min de leitura
ree

A Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou nesta quinta-feira, 16, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião. O evento foi um importante espaço de diálogo, escuta e construção coletiva, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de saúde do município e definir as diretrizes que vão nortear o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.


A mesa de abertura foi composta por autoridades locais, entre elas o representante do Conselho Municipal de Saúde, Valcir Freitas; a comandante do Corpo de Bombeiros de Xapuri, Capitã Akauanny; o presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Paraná; o chefe do Gabinete Civil, Capitão Roberto Farias; o secretário municipal de Saúde, Daniel Lima; e o vice-prefeito, Vânio Miranda.


ree

A cerimônia contou ainda com a participação da Banda de Música Municipal Dona Júlia Gonçalves Passarinho, que executou os hinos Nacional e Xapuriense, marcando o início das atividades da conferência.


Antes da formação dos grupos de trabalho, responsáveis por discutir e elaborar as propostas que irão compor o eixo da saúde no Plano Plurianual (PPA) municipal e contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Xapuri, foi ministrada a Palestra Magna, com o tema “Saúde de Qualidade e com Cuidado: Um Direito de Todos”.


A apresentação trouxe reflexões sobre os desafios e avanços da saúde pública no município, reforçando a importância da participação social e da gestão compartilhada para a consolidação de um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo.


Durante o encontro, representantes de diversos segmentos da sociedade organizada, trabalhadores da saúde, gestores e usuários do SUS participaram das discussões e votações, garantindo a paridade de representatividade — 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores —, conforme determina a legislação.


As conferências municipais de saúde, realizadas em todo o país em 2025, têm como propósito debater e planejar o SUS em nível local, avaliando a situação atual da saúde pública no município e definindo metas e estratégias de aprimoramento do sistema.

“Momento muito importante, onde a sociedade civil se reúne com os técnicos e profissionais da área para se discutir o que é necessário e possível se fazer para melhorar a saúde nesses próximos quatro anos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Lima.
ree

O sentimento de engajamento coletivo e de continuidade das políticas públicas também foi ressaltado por outros participantes do evento, que enfatizaram a importância das conferências como instrumento de planejamento e avaliação das ações municipais de saúde.

“Vale lembrar que o que estamos vivendo hoje na nossa saúde em melhorias é o que foi tratado lá na última conferência. E hoje, aqui, nós vamos definir estratégias importantes para os próximos quatro anos. Não há como desenvolver um bom trabalho sem antes passar pela conferência”, ressaltou o diretor de Ações Básicas de Saúde, Antônio Cacau.
ree

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Xapuri reforçou o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública de qualidade, humanizada e acessível a todos os xapurienses, reafirmando o caráter participativo e democrático da construção das políticas públicas no município.


Galeria de fotos:



bottom of page