Semusa avança na campanha de vacinação antirrábica em Xapuri
- Prefeitura de Xapuri

- 28 de set.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), segue avançando na campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, com o objetivo de proteger a população e os animais contra a raiva. O trabalho, coordenado pelo setor de Endemias, já percorreu diversos bairros da cidade e chega à reta final da etapa urbana.
Segundo o coordenador de Endemias, Jaílson Souza, os primeiros atendimentos começaram no início do mês. “A gente iniciou a vacina lá no bairro Cageacre, foi o dia primeiro que iniciou lá. Depois fizemos aeroporto, Cerâmica, Laranjal, Constantino, Pantanal, Hermínio de Mello e Bolívia. Hoje nós estamos trabalhando no centro. E semana que vem a gente encerra o centro e também o bairro Sibéria, fechando o ciclo de vacina na zona urbana”, explicou.

A campanha tem alcançado bons resultados, mas o coordenador reforça a importância da participação dos tutores que ainda não vacinaram seus animais. “É interessante falar também para a população, divulgar que quem não teve a casa visitada, às vezes a gente passa e o morador não está em casa, está trabalhando, está dormindo, não teve o cachorro vacinado, procurar o setor de endemias. Aqui no centro de endemias a gente distribui a vacina para a população, quem quiser vir buscar pode vir, a gente libera, dá carteirinha, tudo certinho”, destacou.
Encerrada a vacinação nos bairros da zona urbana, a equipe dará continuidade à campanha na área rural. “A zona rural nós vamos fazer após acabar aqui a urbana. Nós vamos fazer o calendário, vamos divulgar também o calendário”, afirmou Souza.
Até o momento, estima-se que cerca de 1.500 doses já tenham sido aplicadas somente na zona urbana. “Hoje nós aplicamos mais ou menos umas 1.500 doses até o momento, não tenho o número exato porque eu tenho que sentar e somar ainda, rua por rua, bairro por bairro, mas o que tem estimativa é isso aí”, completou o coordenador.

A Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e destaca que a vacinação antirrábica é fundamental para a prevenção da doença, que pode ser transmitida tanto para animais quanto para seres humanos.







