Prefeitura de Xapuri inicia Curso de Operador e Manutenção de Tratores Agrícolas em parceria com o Senar
- Prefeitura de Xapuri
- 1 de set.
- 2 min de leitura

Nesta segunda-feira, 1º de setembro, a Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Floresta e Pecuária, deu início ao Curso de Manutenção de Tratores Agrícolas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A abertura contou com a presença do vice-prefeito Vânio Miranda e do secretário da pasta, Eliomar Soares, que destacaram a relevância da formação para os trabalhadores locais.

Segundo o vice-prefeito, a capacitação traz benefícios tanto para os profissionais quanto para o próprio município:
“Xapuri precisa de mão de obra especializada, e este curso é uma oportunidade para que nossos jovens e trabalhadores ampliem suas chances no mercado. Além disso, o próprio município ganha com a formação de profissionais habilitados para atender à nossa demanda local.”
O secretário Eliomar Soares reforçou o compromisso da gestão em ampliar as oportunidades de qualificação, ressaltando ainda o caráter ambiental da ação:
“Estamos buscando parcerias como essa com o Senar porque acreditamos que investir em capacitação é investir no futuro de Xapuri. Este curso gratuito não apenas prepara trabalhadores para o setor agrícola, como também traz embutido o viés da preservação ambiental. Ao promover boas práticas no campo, contribuímos diretamente para evitar o desmatamento e garantir que a produção rural esteja em harmonia com a floresta.”

O curso está sendo ministrado pelo engenheiro agrônomo Max da Silva Teodoro, instrutor do Senar, que chamou a atenção para a importância da assiduidade dos participantes:
“Cada aula traz informações fundamentais para a prática da manutenção. Um dia de falta pode significar a perda de um conhecimento essencial. Além disso, é uma profissão que envolve riscos, e por isso exige responsabilidade, atenção e preparo técnico. Boa capacitação é sinônimo de mais segurança e qualidade no trabalho.”
No total, 11 alunos iniciaram a formação, que terá carga horária prática e teórica. A ação busca preparar profissionais capazes de atuar com competência em um setor vital para a economia local, ao mesmo tempo em que reforça a importância de uma produção agrícola mais sustentável.