Boletim Covid-19 atualizado, 13 de julho de 2020 e esclarecimentos de pontos de decretos federais

A Prefeitura de Xapuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta segunda - feira, 13 de julho de 2020, o boletim covid-19, atualizado.

Mas antes de comunicar o boletim, o prefeito Bira Vasconcelos, esclareceu alguns comentários levianos que estão nas redes sociais que inclusive chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual que o enviou um documento a Prefeitura cobrando posicionamento sobre o funcionamento de academias e dos cultos religiosos .

O Prefeito Bira Vasconcelos, informou que durante essa pandemia, não tomou nenhuma decisão sem ouvir a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, médicos e profissionais da saúde municipal, e população, inclusive já fez várias lives, sempre buscando a ampliação popular e a transparência pública e controle social, além de atender os embaçamentos legais vigentes, no momento tratando especificamente da covid-19, a Lei Federal n° 13.979, que estabelece atividades essenciais que não pode ser fechadas e que tem prioridade de funcionamento, regulamentada no Brasil pelos decreto federal n° 10.282 e decreto federal n° 10.292 que estabelece os cultos religiosos como uma atividade essencial, além das academias.

Bira destaca que as atividades essenciais, estão funcionando e até o presente momento cumprindo fielmente todas as regras e protocolos sanitários estabelecidos.

Por fim, o prefeito disse que ainda não é hora de relaxar no combate a COVID-19, e pede, para aqueles que estão fazendo festinhas, bebedeiras, causando aglomeração coloquem a mão na consciência e pense que eles podem ser contaminados e ainda contaminar várias pessoas, somente quem perdeu entes queridos, entende a gravidade da situação, de uma doença as vezes silenciosa e que tem ceifado vidas no mundo inteiro, e pede, parem de causar aglomeração, usem máscaras, adote os protocolos de segurança, higienização, e faça sua parte, para superarmos esse momento, sem mais mortes.

#XapuriDeMaosDdas