top of page

Xapuri realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

  • Foto do escritor: Prefeitura de Xapuri
    Prefeitura de Xapuri
  • 11 de jul.
  • 3 min de leitura
ree

Na manhã desta sexta-feira, 11, a Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou a abertura da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema "20 anos do SUAS: Construção da Proteção Social e Resistência".


A abertura do evento aconteceu no auditório da Escola Divina Providência e contou com a presença do prefeito Maxsuel Maia, do secretário municipal de Assistência Social, Ismar Alberto Mota, do presidente do CMAS, Erondí Martins, do promotor de justiça de Xapuri, Renan Batista, da vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Ivanete Rodrigues, e da representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Emily Derze.


ree

A conferência municipal é a primeira etapa do processo democrático de escuta e deliberação que culminará na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para dezembro de 2025, em Brasília. Antes disso, as propostas debatidas nos municípios seguem para as conferências estaduais. O objetivo é avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que neste ano celebra duas décadas de existência, com foco no fortalecimento da proteção social e na resistência frente aos desafios do setor.


ree

Durante a abertura, o presidente do CMAS, Erondí Martins, destacou a importância do momento:

"É um dia histórico, 20 anos de SUAS, com um tema muito forte — Construção, proteção e resistência. Quero agradecer muito aos profissionais dessa área, que se dedicam ao máximo para atender tantas pessoas. Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso tudo."
ree

O secretário Ismar Alberto Mota também falou sobre o amadurecimento da visão em torno da política de assistência social:

"Eu achava que Assistência Social era apenas cesta básica e Bolsa Família, mas hoje entendemos a complexidade e a importância dessa pasta na prestação dos serviços que grande parte da nossa população necessita. Nessa conferência dos 20 anos do SUAS nós queremos mostrar que temos o objetivo de crescer e melhorar mais nessa assistência. Daqui uns dias, por exemplo, nós vamos inaugurar o Centro dos Idosos na nossa cidade, mas todas as idades estão incluídas na nossa rede de proteção e resistência. Esse é o momento de discutirmos os eixos temáticos essenciais para essa construção que queremos."
ree

A representante do CEAS/AC, Ivanete Rodrigues, reforçou o caráter participativo do evento:

"É um momento muito importante porque é uma previsão democrática do SUAS conferir, avaliar e propor o aperfeiçoamento desse sistema único. O momento é de vocês falarem, exporem, questionarem e pensarem aquilo o que é bom para o município."
ree

Já o prefeito Maxsuel Maia fez uma fala firme e emocionada, lembrando que, apesar de sua riqueza histórica, Xapuri ainda enfrenta grandes desafios sociais:

"Xapuri é uma cidade linda, histórica e vibrante, mas também é uma cidade pobre em que uma parte significativa da nossa população vive na linha da pobreza ou abaixo dessa linha. São famílias que enquanto nós estamos aqui hoje, alimentados e bem vestidos, no ar-condicionado, elas estão lá, nos bairros mais pobres, sem saber o que vão almoçar hoje. Essas pessoas, essas famílias mais vulneráveis, são responsabilidade nossa, elas precisam da gente. Mas não apenas da Prefeitura, do Governo do Estado ou do Governo Federal, mas de toda a sociedade civil organizada e de todo mundo que está aqui hoje. É por isso que essa conferência não pode ser mais uma, apenas para cumprir tabela, cumprir uma formalidade. Meu desejo é que essa seja a conferência da virada, em que verdadeiramente os atores da rede de proteção e assistência social se unam e estabeleçam diagnósticos, proponham e que a gente possa estabelecer políticas mais efetivas que proporcionem melhorias para as nossas crianças, os nossos idosos e a nossa população mais vulnerável."

A programação da conferência segue ao longo do dia com a formação de grupos de trabalho, debates e construção das propostas que serão levadas às próximas etapas do processo conferencial.

Confira mais fotos na galeria de imagens:



bottom of page