top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Xapuri

Xapuri abre semana Chico Mendes - edição 2022 com muitas atrações e boas músicas

Atualizado: 16 de dez. de 2022



Se estivesse vivo, o líder seringueiro completaria 78 anos em 15 de dezembro de 2022. Até o dia 22 de dezembro será realizada a Semana Chico Mendes. A Semana Chico Mendes começa no dia que seria aniversário de Chico, um nome que todo cidadão e cidadã brasileira já ouviu falar pela sua luta em defesa da Amazônia. E ouvimos falar pouco, porque ele é muito maior que isso, o que já é gigante.


Em Xapuri, a prefeitura de Xapupri promove a Semana Chico Mendes - edição 2022, movimentando o município neste final de ano. Durante a abertura o prefeito Bira Vasconcelos e autoridades presentes, participaram do Painel dos Mártires e promoveram o Prêmio Chico Mendes em Xapuri.


Na abertura, muita música boa e apresentações culturais! Viva Chico Rei Seringueiro!


O prefeito frisou que nos últimos 4 anos o Brasil viveu uma política desastrosa para o país e acredita que com a mudança politica a partir de janeiro de 2023, o bioma da Amazônia será protegido. "Acredito que a partir agora a questão ambiental e amazônica serão prioridades e vamos presencial um desenvolvimento sustentável, mantendo a floresta em pé, e guardando a memória do nosso herói, Chico Mendes" disse o chefe do executivo municipal.


Sobre Chico Mendes

A Semana Chico Mendes será realizada entre 15 a 22 de dezembro em Rio Branco e Xapuri. As datas marcam os dias de nascimento (15) e assassinato (22) ddo líder seringueiro acreano.


Foi graças à sua luta em defesa da manutenção da floresta em pé, resistindo à destruição da Amazônia com o avanço da agropecuária na região entre as décadas de 1970 e 80, que se iniciaram os debates sobre a criação e os modelos de reservas extrativistas. A que leva seu nome tem quase um milhão de hectares, e é uma das últimas áreas de floresta no sudeste do Acre, sendo bastante pressionada, novamente, pelo avanço do agronegócio.


Galeria de Fotos




Comments


bottom of page