top of page

Secretária de Educação participa de seminário internacional sobre avaliação da educação básica



A secretária municipal de Educação de Xapuri, professora Fernanda Abreu, participou nos dias 29 e 30 de novembro de 2023 em Brasília/DF, do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP).


O evento reuniu representantes de diversos setores do universo educacional para tratar de avaliações externas no Brasil e no mundo, com o objetivo de promover o debate sobre possibilidades e inovações para o futuro das avaliações brasileiras.


Na ocasião, a secretária Fernanda Abreu proferiu uma palestra sobre a importância das avaliações externas para a melhoria da qualidade da educação. Ela destacou que as avaliações são um importante instrumento para diagnosticar os pontos fortes e fracos da educação, e para orientar as políticas públicas educacionais. "As avaliações externas são um importante aliado da gestão educacional. Elas nos ajudam a identificar as áreas que precisam ser priorizadas para a melhoria da qualidade do ensino", disse a secretária.


Durante o seminário, a secretária Fernanda Abreu também participou de diversas mesas redondas e palestras. Ela teve a oportunidade de trocar experiências com especialistas de outros países sobre as melhores práticas em avaliações externas. "Foi uma oportunidade muito produtiva de aprender e compartilhar experiências com outros gestores educacionais", afirmou a secretária.


A secretária destacou que o seminário foi um importante passo para o debate sobre o futuro das avaliações brasileiras. Ela acredita que as avaliações devem ser cada vez mais inclusivas, inovadoras e participativas. "As avaliações devem ser instrumentos que possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação para todos os alunos, independentemente de sua origem social ou econômica", disse a prof. Fernanda Abreu.


Galeria de Fotos


bottom of page