Saúde: Xapuri é a segunda cidade do Acre que mais utiliza consulta por telemedicina

Administração Municipal de Xapuri comemora resultados da adoção da telemedicina em parceria com o Hospital Albert Einstein e Sesacre.

Atrás da capital Rio Branco Xapuri em parceria com núcleo de Telessaúde oferta mensalmente mais de 40 consultas mensais com os mais diversificados especialistas do renomado Hospital Albert Einstein por telemedicina. Dentre os especialistas estão psiquiatra, endocrinologista, neurologista, cardiologista, neuropediatra, além de vários outros. As consultas são sempre acompanhadas por um médico clínico geral local e o município já atendeu inclusive casos de emergência hospitalares através do sistema.


A parceria com a Sesacre já renderam exames de alta complexidade como Eletroencefalograma, tomografias, ressonâncias, eletroneuromiografias dentre outros. Os pacientes que fazem acompanhamento demonstram muito contentamento pela a acessibilidade.


A Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semusa) tem investido cada vez mais no aperfeiçoamento da infraestrutura e do local da telemedicina. E atua em escala com os seus médicos, modelo que já é referencia para as demais cidades que tem intuito em utilizar o sistema.


Vantagens da telemedicina

  • Amplia o contato entre médicos e pacientes;

  • Acesso a especialistas e profissionais de referência;

  • Facilita a troca de informações entre os serviços de saúde;

  • Diminui o deslocamento de pacientes a hospitais e grandes centros urbanos;

  • Facilita a realização de exames, que podem ser feitos em clínicas e postos de saúde;

  • Melhora a qualidade dos laudos emitidos e agiliza a entrega.


Dessa forma, a telemedicina se apresenta como uma forma de transpor barreiras culturais, socioeconômicas e, principalmente, geográficas, para que os serviços e informações em saúde cheguem a toda população. Até porque há uma série de especialidades que podem ser atendidas via telemedicina, inclusive as com especificidades da saúde ocupacional e medicina do trabalho.


Galeria de Fotos