Saúde do idoso é tema de capacitação a servidores de todo o Acre



A prefeitura de Xapuri encaminhou a capital do estado, servidores da secretaria municipal de saúde para participarem da programação com capacitação para o uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. As atividades foram realizadas no auditório do Bloco D, do Centro Universitário UniNorte, de Rio Branco, e eram destinadas aos servidores de todos os municípios que cuidam da Saúde do Idoso.


A programação foi realizada na quarta-feira, 25, na UniNorte, promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).



O objetivo da capacitação foi contribuir para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado.


Entre os temas abordados durante as atividades da programação estão: envelhecimento populacional e dados epidemiológicos, políticas de atenção à pessoa idosa, síndromes geriátricas, introdução ao instrumento de avaliação funcional da pessoa idosa, pontos de atenção à pessoa idosa, e plano de ação e de implementação da Caderneta de Saúde do idoso, entre outros.


Após o evento, os servidores xapurieneses estão aptos a multiplicação aos profissionais de saúde e a implantação da caderneta do idoso em todas as UBS do município, que consideram um importante instrumento de monitoramento das condições clínicas dos idosos.