Saúde: 4ª turma de internos de Medicina da UFAC, encerra em Xapuri

Segundo o prefeito Bira Vasconcelos, a parceria entre a UFAC, Prefeitura de Xapuri, estudantes de medicina e profissionais de saúde do município, é rica, e garante a formação de médicos humanistas

O programa que é pioneiro em internato rural no estado do Acre, celebrado entre a UFAC e a Prefeitura de Xapuri, está em pleno desenvolvimento e atualmente na quarta turma. As ações vem crescendo e garantindo constante aprendizado e conhecimento entre as equipes médicas de Xapuri e demais profissionais de saúde para com os internos do curso de medicina.


Durante meses a terceira turma atuou nas UBS, com precepção e supervisão dos médicos do quadro do municipio, onde puderam conhecer os procedimentos do SUS e demais protocolos de saúde, e melhores práticas de atendimento aos pacientes, tudo com supervisão de profissionais experientes.


A quarta turma encerra as atividades, deixando protocolos municipais de tratamento as principais queixas ou agravos que os pacientes manifestam nas consultas. A turma anterior identificou as doenças e essa turma criou os protocolos que serão importantes para benefícios da população.


Ontem todos os médicos que fazem parte do programa de Xapuri, Dr. Erasmo, Dra. karyne, Dra. Marcia, Dra. Erika e Dr. Alderi, e os enfermeiros Andrade, Leida, Maciel e coordenador Lucas, conferiram a apresentação aos protocolos e fizeram seus agradecimentos aos internos, em contra partida cada interno agradeceu o acolhimento da PMX e todos os profissionais da SEMUSA durante os meses de vivência. Na próxima semana o município receberá a quinta turma.



A Prefeitura de Xapuri e os Secretários Wagner e Daniel agradecem aos parceiros do programa e cada interno pela excelente contribuição tanto na zona urbana, quanto na rural em prol da população Xapuriense. Fizeram parte dessa contribuição os Internos Anna Gabriela, Káren, Juliana, Mariana, Kelvin, Davi.


De acordo com o secretário os alunos terão sucesso na saúde. "Esses alunos serão médicos incríveis, demonstraram conhecimento, iniciativa e são incansáveis em estudar e buscar soluções para garantir uma vida adequada a população, estou orgulho, e tenho certeza que os laços criados serão importantes para uma carreira vencedora" ressaltou.


Galeria de Fotos