Representantes dos três países da Tríplice Fronteira se reúnem para discutir situação epidemiológica
Encontro visa criar fluxo de trocas de informações para prevenir e combater doenças
Representantes dos três países da Tríplice Fronteira, Brasil, Bolívia e Peru, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 31, em Brasiléia, para discutir a situação epidemiológica da região.

O encontro, que contou com a participação de secretários e representantes dos quatro municípios do Alto Acre, foi organizado pelo COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre) e teve como objetivo criar um fluxo de trocas de informações epidemiológicas entre os países.

"A troca de informações é fundamental para prevenir e combater doenças na região de fronteira", disse o secretário municipal de saúde de Brasileia, Francélio Barbosa. "Ao trabalharmos juntos, podemos identificar e responder rapidamente a qualquer surto ou ameaça à saúde pública", completou.
Durante o encontro, os participantes discutiram os dados diagnóstico e alerta epidemiológica da Região do Alto Acre (Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil), e das cidades fronteiriças de Cobija, Capital de Pando na Bolívia e de Madre de Dios, no Peru.
Também estiveram presentes representantes da SESACRE (Secretaria de Estado de Saúde do Acre), do Ministério da Saúde do Brasil, do Departamento de Saúde de Pando - Bolívia e de Madre de Dios do Peru.
O secretário de saúde de Xapuri, Daniel Lima de Almeida, frisou a importância das discussões. "A troca de informações entre os países da Tríplice Fronteira é essencial para prevenir e combater doenças, e garantir a saúde da população da região.", disse.
Os participantes concordaram em criar um grupo de trabalho para discutir e implementar ações para fortalecer a vigilância epidemiológica na região.