top of page

Prefeitura realiza II Formação Continuada focada na educação infantil e currículo único



A Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino e Coordenação Infantil, realizaram no último dia 31 de agosto de 2022, a II Formação Continuada com os professores da educação infantil dos pré-escolares.


A capacitação contou com a participação dos docentes das escolas 4 (quatro) escolas: A Caminho do Saber, Alcimar Nunes Leitão, São João do Guarani e Latife Zaine Kalume, e tratou do Currículo Único.


Segundo a secetária de educação xapuriense, Fernanda Abreu, o objetivo da II Formação, é capacitar os professores para que os mesmos possam se apropriar do Currículo e discutir estratégias e atividades que podem ser trabalhadas na sala de aula. "Nosso objetivo é qualificar cada vez mais o currículo único da rede municipal de ensino em sintonia com as bases da educação estadual e federal, e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atualmente em vigor" frisou a gestora.



O foco da formação é o ensino infantil, algo bem complexo e de muita responsabilidade, segundo a secretária, pois ressalta que nessa etapa, a educação municipal irá contribuir para a formação e desconstrução do preconceito étnico-racial no espaço escolar, irá introduzir a cultura afro-brasileira, africana e indígena, e fazer da educação infantil espaço de desenvolvimento progressivo das possibilidades de expressão e da autonomia, onde cada criança possa exercer o direito de manifestar interesses, desejos, necessidades, sentimentos, vontades, pensamentos, ideias, desagrados; além e reforçar e contribuir para que todas as crianças tenham uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades" pontou a gestora.


Fernanda lembra que os Estados e os municípios e as próprias escolas possuem um grau relativo de liberdade para constituir seus currículos a partir de uma base comum nacional, e que no caso do ensino fundamental e do ensino médio, a LDB estabelece (art. 26) que os currículos devem, obrigatoriamente, abranger o estudo de língua portuguesa e da matemática, além do conhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política, especialmente do Brasil. Artes e educação física também devem ser ofertadas e, partir do 5.º ano, é obrigatória uma língua estrangeira e o mesmo artigo da LDB estabelece que os currículos do ensino fundamental e do ensino médio devem ter uma base nacional comum complementada por uma parte diversificada de acordo com as características locais.


Mais informações Currículo Único do Acre.



Galeria de Fotos


bottom of page