Procissão sempre atrai milhares de fieis para Xapuri
A maior festa religiosa de Xapuri e uma das maiores do Acre, terá seu ponto alto em 20 de janeiro, dia do padroeiro da cidade, com a tradicional procissão e a missa na paróquia São Sebastião. A prefeitura iniciou a montagem de toda a estrutura para receber romeiros e turistas.
De acordo com o prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos, “Todo o festejo de São Sebastião está sendo preparado para receber bem as pessoas de Xapuri e também aos romeiros que vêm de outras cidades. A festa estará organizada e tranquila, e coroa o novo momento de Xapuri”.
História
A procissão de São Sebastião em Xapuri teve origem no dia 20 de janeiro de 1902, sete meses antes do início da Revolução Acreana, em 6 de agosto do mesmo ano. Um grupo de cerca de 100 fiéis saiu às ruas da cidade em devoção ao santo padroeiro das guerras, dando origem a uma das festas religiosas mais importantes do Estado do Acre. Além de Xapuri, São Sebastião também é padroeiro do Rio de Janeiro e Boa Vista.
O santo recebe homenagens ainda em Rio Branco e Epitaciolândia com missas campais, procissões, quermesses, arraiais e shows gospel.