Prefeitura de Xapuri promove campanha Outubro Rosa na UBS Tia Vicência

Atualizado: 28 de out.

Prefeito Bira Vasconcelos e vice Maria Auxiliadora participaram da campanha e chamaram a atenção das mulheres para a importância do exame


Nesta quinta-feira, 27, a Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu uma grande programação na UBS Tia Vicência, em alusão a Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de Mama.



O prefeito Bira Vasconcelos e a vice Maria Auxiliadora, fizeram questão de participar da campanha e chamar a atenção das mulheres para a importância do exame preventivo.


Segundo o prefeito, a campanha tem o intuito de conscientizar e promover a saúde da mulher, a campanha enfatiza a prevenção do câncer de mama e colo de útero, destacando a importância de exames regulares, diagnóstico, encaminhamentos e tratamentos.

“O movimento do Outubro Rosa já virou uma tradição em Xapuri. É uma campanha fundamental que repercute muito positivamente na procura por mamografia e na ida ao médico. Estamos trabalhando com um olhar especial para área da oncologia. Chamamos a atenção para que as mulheres possam procurar as UBS do município e realizar o exame, não só em outubro, mas a qualquer momento”, destacou o Prefeito.

Já a vice-prefeita destacou que a campanha tem um caráter preventivo, e as UBS do município intensificaram ações como consultas clínicas e ginecológicas, além da realização de exames e encaminhamentos para mamografias, ultrassom da mama, citologias, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais, aferição de pressão e glicemia e também salas de espera, com palestras e orientações sobre o autocuidado.

Assista o vídeo

A vice-prefeita ainda destacou que o autoexame e o tratamento precoce é importante e deu seu testemunho, vivenciado há alguns anos. "Estou aqui para testemunhar algo que aconteceu comigo, através de uma palestra sobre o câncer de mama, em que ensinava a fazer o autoexame, pude indentificar um nódulo em meu seio e para a honra e glória do Senhor era benigno e não foi nada grave, mas serve de alerta para que nós mulheres tenhamos mais cuidado com a nossa saúde e possamos buscar conhecimento sobre o assunto." pontou o gestor.


O autoexame é rápido, não dói, é fácil, de graça, e você mesma pode fazer! LEMBRE-SE: UM TOQUE PODE SALVAR A SUA VIDA!