Prefeitura de Xapuri promove 1º Fórum Comunitário do selo UNICEF

O fórum ocorreu na manhã desta terça-feira, 21, no Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião. O Selo UNICEF objetiva apresentar, discutir e aprovar o Plano de Participação Cidadã dos Adolescentes (NUCA) e o Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, que são requisitos primordiais para o município ser certificado pelo selo UNICEF 2021/2024.



O encontro foi promovido pela Prefeitura de Xapuri através das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde. Planejamento participativo, diálogo, engajamento popular e implementação de ações efetivas e práticas de políticas públicas foram os pilares do encontro ocorrido no Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião.


O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos participou do Fórum e destacou o trabalho realizado em favor das crianças e adolescentes no município. "Cuidar de nossas crianças e jovens é um dos principais objetivos de nossa gestão. É um compromisso não somente meu, mas de toda a nossa equipe da prefeitura, e assim dever ser também da sociedade em geral. As crianças e adolescentes são o futuro do nosso município e precisamos garantir que as nossas políticas públicas cheguem de forma igualitária e beneficiem a todos, na zona urbana e rural”, afirmou.



A Secretária Municipal de Educação e articuladora do selo UNICEF em Xapuri, Fernanda Abreu, destacou “Estamos muito felizes com este fórum, porque estamos no caminho para alcançar o Selo UNICEF, graças ao trabalho árduo realizado pela nossa gestão. É durante esse espaço que a gestão e a comunidade analisam juntos a situação das crianças e dos adolescentes de Xapuri, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de até 18 anos incompletos”, destacou.


Sobre o Selo UNICEF


O Selo UNICEF objetiva incentivar a implantação de políticas públicas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município concorda em implementar a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada, com destaque para a maior participação popular.


A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a convenção sobre os direitos da criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao todo, 2.023 municípios de 18 estados brasileiros aderiram ao Selo UNICEF, entre eles o município de Xapuri, Acre.


Galeria de Fotos