• Prefeitura de Xapuri

Prefeitura de Xapuri intensifica ações de combate a Dengue no município

O início de 2020 trouxe consigo um intenso calor e a ocorrência das chuvas de verão, um cenário propício para a multiplicação de mosquitos. Preocupada com a eliminação de criadouros e controle das pragas urbanas, a Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, está intensificando esforços para combater o Aedes aegypti.



Além dos Agentes de Endemias, que tradicionalmente fazem as visitas casa-a-casa, a partir desta semana, os Agentes Comunitários de Saúde bem como representantes de todas as Secretarias Municipais também estarão auxiliando nas rondas domésticas em busca de objetos e locais que possam acumular água. O trabalho em conjunto representa um esforço ainda maior para a eliminação dos criadouros, mas deve contar com o apoio da população.


“As pessoas não podem esperar os agentes irem às suas casas e realizarem a limpeza. É preciso haver uma conscientização de toda a comunidade para que as próprias pessoas cuidem dos seus quintais e eliminem os focos de mosquito”, alerta Wagner Menezes, Secretário Municipal de Saúde.


Ainda, segundo ele, basta que o morador faça uma busca atenta de “no máximo dez minutos” por toda a casa e terreno, duas vezes por semana, para garantir que sua residência esteja livre de objetos e locais que acumulem água. “Mesmo assim vale lembrar que o uso de repelentes é importante, ao menos três vezes por dia”, completou.


Sintomas da dengue


Os principais sintomas da dengue são dores no corpo, na cabeça e febre alta, normalmente acima de 38,5 ºC. Contudo, também podem ocorrer dores ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.


Ao perceber os primeiros sinais, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para a realização de exames e a análise médica.


Surto do Zika Vírus


Além de transmitir a dengue, o Aedes aegypti também pode carregar os vírus Zika e Chikungunya. No final de 2019, o Ministério da Saúde alertou sobre os ricos de um surto da Zika em 2020. A informação é mais um lembrete sobre a necessidade de urgência no combate ao mosquito.


A Zika pode desenvolver complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas Uma das principais complicações é a microcefalia. De acordo com o Ministério da Saúde, “A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade”.





#XapuriDeMaosDadas!

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito 

tem investido as arrecadações.

       Portal da Transparência

Pessoal/Folha/RH

Patrimônio Público

Veículos (Frota Municipal)

Convênios por Parlamentar OGU

Convênios Federais

Lista de Beneficiários do Bolsa Família

Lista de Precatórios

Rede "SIM" Simples 

Sala do Empreendedor

Acesso à Informação

   - Registrar 

   - Consultar

   - Estatísticas eSIC

Desenvolvido por

Prefeitura Municipal de Xapuri

CNPJ 04.018.560/0001-24

R. 24 de janeiro, 175 CEP 69930-000, Xapuri

prefeituraxapuris@gmail.com

+55 (68) 99911-5366

Segunda a sexta: 08:00 as 17:00

  • Facebook ícone social