• Prefeitura de Xapuri

Prefeitura de Xapuri executa amplo programa de recuperação e melhoria de espaços esportivos

Quando o assunto é apoio e fomento ao esporte, a Prefeitura de Xapuri não mede esforços. A gestão municipal, através da Fundação Municipal de Cultura e Desporto - FMCD está realizando um amplo programa de reforma das quadras esportivas e do Ginásio Poliesportivo do município. A expectativa é de que até o final deste ano todas as quadras esportivas passem por obras de recuperação e melhorias.



Além de investimento em infraestrutura, a Prefeitura atua na promoção e apoio de eventos esportivos, com um calendário extenso até dezembro. O contrato para a recuperação de campos, quadras e execução de pequenos serviços é fruto de recursos próprios. De agosto do ano passado até hoje, foram reformados 03 espaços esportivos.


A FMCD tem um diagnóstico completo da situação dos espaços esportivos das quatro regiões da cidade. Ao todo, a cidade possui 09 espaços entre quadras (07); ginásio poliesportivo (01) e campo de futebol (01). O Centro da cidade e o bairro Hermínio de Melo concentram a maior parte deles. O estudo também verificou que 20% dos espaços estão em um bom estado; 30% necessitam apenas de reparos; 40% de amplas reformas e 10% estão em condições impraticáveis.


“De posse desse estudo, estamos trabalhando em várias frentes de serviço nas quatro regiões da cidade”, afirma o Presidente da Fundação, Jorge Alves. De 2017 pra cá, já foram concluídas as reformas nas quadras de diversos bairros, entre eles Centro (ao lado da Rodoviária), Sibéria, Constantino e Bolívia. Está em andamento à reforma da Quadra do bairro Pantanal, mediante a restauração do piso, pintura, troca de traves, instalação de alambrado e refletores de luz, para a prática noturna.


Em 2019, a Prefeitura executou melhorias no Estádio Municipal Álvaro Felício Abraão (demarcação, troca de traves e pintura) e no Ginásio Poliesportivo Álvaro da Silva Mota (pintura interna e restauração do piso). Há um mês também concluiu e entregou aos moradores do bairro Laranjal o mais novo espaço esportivo da localidade, uma Quadra em alvenaria novinha com direito a alambrado e iluminação, fruto de empenho e dedicação na destinação de recursos próprios.


A quadra próxima ao Cemitério municipal também passará por reforma nos próximos dias, assim como a de grama sintética situada ao lado do Ginásio Poliesportivo.


“Dentre suas muitas missões, a Prefeitura também promove o esporte como inclusão social de crianças, jovens e adultos, apoiando o esporte amador e de alto rendimento e se propondo a executar políticas públicas de gestão, manutenção e construção de espaços esportivos. Por isso, estamos investindo fortemente no segmento”, destaca o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos “É um movimento arrojado, mas com muita determinação e responsabilidade estamos conquistando o nosso objetivo. Esporte é qualidade de vida e gera valores importantes como integração, disciplina, respeito e cordialidade”.



Xapuri De Mãos Dadas.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito 

tem investido as arrecadações.

       Portal da Transparência

Pessoal/Folha/RH

Patrimônio Público

Veículos (Frota Municipal)

Convênios por Parlamentar OGU

Convênios Federais

Lista de Beneficiários do Bolsa Família

Lista de Precatórios

Rede "SIM" Simples 

Sala do Empreendedor

Acesso à Informação

   - Registrar 

   - Consultar

   - Estatísticas eSIC

Desenvolvido por

Prefeitura Municipal de Xapuri

CNPJ 04.018.560/0001-24

R. 24 de janeiro, 175 CEP 69930-000, Xapuri

prefeituraxapuris@gmail.com

+55 (68) 99911-5366

Segunda a sexta: 08:00 as 17:00

  • Facebook ícone social