Prefeitura celebra nova parceria com a UFAC e beneficia a educação em Xapuri

O Prefeito Bira Vasconcelos recebeu a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), professora Guida Aquino para dialogarem novas parcerias entre o município e o órgão federal de educação.

Acompanharam a agenda a Secretária Municipal de Educação de Xapuri, professora Fernanda Abreu e equipe de assessoria técnica de professores da Ufac.


Durante a agenda, o prefeito Bira Vasconcelos (PT) destacou a importancia da Ufac como órgão educacional e geradora de conhecimento e pesquisas, e pontou as parcerias exitosas que o município vem celebrando com o órgão como: Internato Rural dos internos do curso de medicina, e também pontou as doações que a Ufac fez durante a pandemia de máscaras e álcool em gel para a prefeitura. "Professora, eu agradeço em nome de Xapuri a parceria que temos e continuaremos a ter e que só irá crescer, tenho um carinho especial pela educação, pois sei que ela é a porta de sucesso de Xapuri, do Acre e do Brasil, e aqui, não medimos esforços para melhorar o ensino das nossas crianças e jovens, e esperamos ter a parceria da Ufac para nos ajudar também" disse o gestor municipal.


Guida Aquino, reitora da UFAC destacou que a parceria entre as Instituição são fundamentais e que o convenio do internato rural dos internos do curso de medicina em Xapuri desde 2021 tem sido um sucesso. "São 6 estudantes estagiando nas Unidades Básicas de Saúde de Xapuri, auxiliando nos atendimentos de saúde da comunidade xapuriense" comemerou.


Ainda no encontro, as autoridades formalizaram mais uma parceria, onde desta vez, prefeitura auxiliará a Ufac em Xapuri com a manutenção das atividades do Núcleo, cedendo servidores à Instituição para fortalecer as ações de ensino e atendimento a comunidade escolar superior. "Nosso objetivo é fortalecer a educação das crianças, jovens e adultos, e também o ensino superior, por isto esse novo convenio é importante" frisou o prefeito.