O Prefeito Bira Vasconcelos (PT), participou na capital do I Encontro de Fortalecimento da Produção Agroextrativista da Rede Cooperacre, que ocorre no auditório do Sebrae Rio Branco.
Iniciado no domingo, 19, o evento segue até a terça-feira, 21, reunindo representantes desse segmento produtivo. Pela importância do evento, a abertura contou com a participação do secretário Nacional de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Milton José Fornazieri, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e do representante do governo do Acre, o secretário de Agricultura, José Luís Tchê.
As discussões e encaminhamentos sobre o fortalecimento da produção agroextrativista da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) envolvem cerca de 300 produtores, associações e cooperativas do estado. Também participaram do encontro, o presidente da Cooperacre, José Rodrigues de Araújo e o presidente da OCB/Acre, Valdemiro Rocha, além de parlamentares estaduais ligados ao setor.
Tchê avaliou como muito positivo participar desse primeiro encontro, sobretudo, porque o cooperativismo precisa ser fortalecido na estrutura agrícola do estado, para fomentar o desenvolvimento na totalidade. “Também cabe ao governo promover iniciativas para alavancar o setor. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, é parceiro da Cooperacre, pelo bem do desenvolvimento do cooperativismo, da geração de emprego e renda em todas as regiões acreanas”, explicou Luis Tchê.
Bira Vasconcelos, fez parte da mesa de honra, e deu sua visão sobre o setor e frisou a importância do agroextrativismo para o Acre e para Xapuri e sua região. "Nosso agroextrativismo está na extração da borracha aliada à agricultura. Temos um insumo de total qualidade, usado em preservativos (Natex), calçados e vários outros produtos. Precisamos fortalecer o agroextrativismo acreano, garantir o aumento da riqueza das pessoas, gerar qualidade de vida, garantir um futuro onde as pessoas vivam em harmonia com o meio ambiente. É importante o apoio do Governo Federal, Apex, Governo do Estado, Prefeituras, Sebrae e outras instituições", salientou o prefeito de Xapuri.
Um momento importante onde estão reunidas diversas lideranças do agroextrativismo local e representantes de órgãos públicos diversos, que atendem a produção com incentivos fiscais e técnico, como a APEX Brasil, na pessoa do Presidente Jorge Viana.