Prefeito de Xapuri discutem com IPHAN e FEM ações para reabertura da casa de Chico Mendes

O chefe do executivo municipal, Prefeito Bira Vasconcelos (PT), discute com IPHAN, Instituto Chico Mendes e Fundação Elias Mansour revitalização e readequação da Casa Chico Mendes, Museu Municipal Xapury e Casa Branca.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Xapuri, o prefeito Ubiracy Vasconcelos recebeu na terça (4) a visita de uma comitiva composta por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e da Fundação Elias Mansour (FEM) e do Instituto Chico Mendes.

Na pauta planos de ações para a reabertura dos espaços de memórias que se encontram fechados há mais de um ano. Xapuri possui 4 (quatro) espaços listados no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), todos inacessíveis à visitação pública no momento. Os patrimônios fechados são a Casa de Chico Mendes, que também é tombada como Patrimônio Histórico Nacional, onde o seringueiro viveu por alguns anos e foi assassinado em 1988, a Casa Branca e o Museu do Xapury, antigo prédio da prefeitura do município, e a Fundação Chico Mendes.

O objetivo da reuniã é garantir uma ação conjunto para reabrir os espaços para visitação , aumentando o turismo na cidade, gerando emprego e renda, além de garantir a memória de uma cultura e lutas pela liberdade e meio ambiente.

Com informações de Raimari Cardoso - Correspondente em Xapuri do AC24horas