top of page

Prefeito Bira entrega reforma do Painel dos Mártires e estátua de Chico Mendes no dia 6 de agosto

Prefeito Bira entrega Reforma do Painel dos Mártires e estátua de Chico Mendes


Neste dia 6 de agosto de 2022, o prefeito Bira Vasconcelos (PT) comemora em conjunto com a população xapuriense os 120 anos do inicio da Revolução Acreana.


Assista o video


Segundo Bira Vasconcelos, a história do Brasil é linda, mas a história do Acre é fantástica, visto ser o único Estado que lutou por sua indepedência e soberania, deixando a Bolívia e anexando ao Brasil, e destacou a importância do dia 6 de agosto para o Acre e Xapuri, já que nesta data comemora-se os 120 anos da Revolução Acreana.


Relembre o conflito que deu início a anexação do AC ao Brasil


Às margens do Rio Acre, a Revolução Acreana teve início em 6 agosto de 1902 e foi finalizada por meio da assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903. Mais de um ano e seis meses decidiram a história de um povo e foram marcados pela disputa do território, liderada do lado brasileiro pelo gaúcho José Plácido de Castro. O conflito iniciado em 6 de agosto teve como palco a cidade de Xapuri, momento em que as tropas de Plácido de Castro, formadas por seringueiros da região, destituíram o intendente boliviano Dom Juan de Dios Barreto. Até então, o território acreano pertencia à Bolivia, por meio do Tratado de Ayacucho, assinado em 23 de novembro de 1867. O último conflito aconteceu em 24 de agosto de 1903, com a tomada de Puerto Alonso, hoje conhecida como Porto Acre. O dia 6 de agosto é lembrado em todo o Acre como o marco inicial da Revolução que definiu a história de um povo que lutou para ser brasileiro.


Bira Vasconcelos (prefeito de Xapuri) destaca que o território acreano sempre foi muito próspero em látex, e que muitos seringueiros sempre optaram por Xapuri, e que este foi um dos motivos que inclusive levou a gestão do ex-governor Arnóbio Marques "Binho Marques" a implantar em Xapuri a Fábrica Natex, produzindo produtos derivados do látex, exercendo um papel muito importante não somente para o Brasil, mas para o mundo, com a exportação de grandes quantidades de borracha.


O Acre foi foi anexado ao Brasil justamente por conta dessa revolução e hoje podemos ter orgulho de sermos acreanos, disse o chefe do poder executivo municipal