Nota de Esclarecimento da Saúde Municipal Xapuriense


A Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esclarece que enfrenta uma sobrecarga no sistema de saúde há alguns dias, motivado pela covid-19, gripe, síndrome Mão-Pé-Boca, dengue, e quase 40% dos servidores da saúde afastados por problemas de saúde, ocasionando lentidão nos atendimentos da população.


O município realizou remanejamentos de servidores, mas as equipes ainda estão trabalhando abaixo da capacidade ideal, infelizmente uma realidade vivida não só em Xapuri como em todos os demais municípios do Estado do Acre.


A Semusa reforça que mesmo com a grande quantidade de casos positivos, não há registro de óbitos, nem internações, resultado da política da gestão do prefeito Bira Vasconcelos, em intensificar a imunização da população (acesse o vacinômetro e boletim), alcançando até o momento pouco mais de 68,1% da população imunizada com a primeira dose e um alto índie de cobertura vacinal.


A prefeitura reforça que a população deve buscar uma unidade de saúde para se vacinar e tomar todas as doses - D1, D2 e dose de reforço "DR" - incluindo as crianças a partir de 5 anos, com ou sem comormidade.


No momento, a Semusa informa que não há mais testes rápidos e swabs (RT-PCR), acabaram na segunda-feira, 24, devido a alta procura por testagem da população, mas que deve chegar e regularizar no período da tarde desta terça-feira, 25 de janeiro de 2022, retornando a normalidade dos testes ao povo xapuriense.


Atenciosamente,


Wagner Menezes

Secretário Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa)