Com apoio da SEMUSA crianças de Xapuri são atendidas em Brasileia no primeiro mutirão de atendimento multidisciplinar especializado em neuropediatra promovido pela SESACRE.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou neste fim de semana, 12 e 13, a primeira edição do Atendimento Multidisciplinar Especializado em Neuropediatria, com um novo formato. O mutirão foi realizado em parceria com municípios do Alto Acre e a direção do Hospital Regional, em Brasileia. Mais de 90 crianças foram beneficiadas.
![](https://static.wixstatic.com/media/0204e8_337d48b3bc00448c93ef73b605294667~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/0204e8_337d48b3bc00448c93ef73b605294667~mv2.jpg)
Foram 218 atendimentos em fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia, além da regulação de consultas e exames. A finalidade da ação foi diminuir a demanda reprimida desses procedimentos, proporcionando, ainda, o atendimento no local de residência e a garantia de retorno a cada três meses. O principal objetivo é oportunizar a essas famílias e a crianças o diagnóstico precoce e, por consequência, o tratamento e melhores adaptações em seus ambientes sociais e de educação”, disse a coordenadora estadual de Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Sóron Steiner.
Novo Formato
Os maiores benefícios do novo formato do Itinerante Especializado em Neuropediatria é o fornecimento do atendimento com maior qualidade e conforto. Os atendimentos serão direcionados para o diagnóstico de todos os transtornos de neurodesenvolvimento como o Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Distúrbios de Aprendizagem, como dislexia, por exemplo.
Diferentemente dos outros anos, o atendimento garantirá o retorno das crianças com os especialistas, tendo em vista a indispensabilidade do acompanhamento contínuo para esses pacientes. Nas edições, a ação será realizada em área exclusiva, proporcionando um serviço específico e direcionado.” frisa a Sesacre.
A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri se empenhou em levar os profissionais da equipe multidisciplinar para auxiliar a SESACRE bem como levar as crianças e responsáveis, e isso faz parte já da regionalização de saúde, buscando reduzir demandas para a capital e trazer para região de saúde.
Os Secretario Daniel Lima esteve em reunião com os outros 3 secretários e representantes da regulação da Sesacre e outros departamentos onde alinharam esse atendimento e a continuidade dos mesmos nos próximos meses.
Acesse a rede social da saúde municipal em: https://encurtador.com.br/dmsO9.
Galeria de Fotos