top of page

Município e Estado garante agilidade na testagem de crianças com síndrome respiratória.

Foto do escritor: Prefeitura de XapuriPrefeitura de Xapuri

Logo após as equipes médicas, de vigilância e gestão do Hospital Epaminondas Jacome notificarem a vigilância da Secretaria Municipal de Saúde sobre um aumento de internações de crianças com síndrome respiratória naquela unidade no fim de semana, em um rápido alinhamento com o fornecimento de testes pelo Lacen, a SEMUSA buscou os testes para detecção de vírus respiratório em Rio Branco, e em conjunto a Vigilância Municipal e equipe do Laboratório do HEJ realizaram as coletas para identificação, diagnóstico e melhor tratamento das crianças no final da tarde desta segunda.



Amanhã cedo as amostras já estarão no Lacen e tão logo saiam os resultados as equipes médicas estarão informadas para conduzirem da melhor forma. Equipes essas de médicos, enfermagem, biomédicos e outros que tem incansavelmente se esforçado para cuidarem bem das crianças com Síndrome Respiratória nesse período.


O Secretário Municipal de Saúde Daniel Lima se reuniu cedo com a esquipes técnicas e pediu empenho e que as equipes fiquem em atenção e monitorando a situação, e que as unidades básicas deem atenção ao público de risco com síndromes respiratórias.


A SEMUSA reforça que nesse período as Síndromes Respiratórias aumentam, as medidas de prevenção devem ser adotadas por toda a população, principalmente a população de risco, como crianças e idosos, que as pessoas devem se vacinar contra a COVID-19 e Influenza obedecendo sempre o chamamento das autoridades de imunização, que pais evitem levar as escolas crianças com síndromes gripais e devem buscar uma unidade de saúde em casos leves, casos mais graves diretamente o Hospital.


As ações rápidas das equipes de saúde do Município e do estado facilitam a tomadas de ações e decisões das autoridades de vigilância, visando sempre a prevenção e o controle de qualquer surto.


bottom of page