top of page

Gestores fortalecem a educação antirracista em Fórum de Educação Étnico Racial antirracista



A secretária municipal de Educação de Xapuri, Fernanda Abreu, e os membros do Fórum de Educação Étnico Racial do município participaram nos dias 28 e 29 de setembro do Seminário Estadual dos Fóruns Municipais de Educação Étnico Racial, em Rio Branco.


O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEEAC), teve como objetivo unir o esforço governamental com a experiência dos movimentos sociais para facilitar a implementação da lei n° 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras.


Durante o seminário, Fernanda Abreu destacou a importância da união entre governo e sociedade civil para promover uma educação antirracista. "É fundamental que todos nós trabalhemos juntos para garantir que as crianças e jovens acreanos tenham acesso a uma educação que reflita a diversidade de nossa sociedade", afirmou.


A secretária também ressaltou a importância do Fórum de Educação Étnico Racial de Xapuri no fortalecimento da educação antirracista no município. "O fórum é um espaço fundamental para a articulação e a mobilização em torno da luta antirracista", disse.


Ao final do seminário, Fernanda Abreu e os membros do Fórum de Educação Étnico Racial de Xapuri assinaram um termo de compromisso para a implementação da lei n° 10.639/2003 e 11.645/2008 em Xapuri.


O termo de compromisso prevê, entre outras ações, a formação de professores e gestores, a elaboração de materiais didáticos e a realização de atividades culturais e pedagógicas que promovam a valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana.


Galeria de fotos:


bottom of page