Com emoção e esperança, Prefeitura de Xapuri inicia Campanha de Vacinação contra a COVID-19

A Prefeitura de Xapuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 21, a vacinação dos profissionais de saúde e idosos da Casa Lar São João do Guarani contra o novo coronavírus (Covid-19).

Em Xapuri, o prefeito Bira Vasconcelos e o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Menezes realizaram um ato simbólico com a imunização dos profissionais de saúde Erasmo dos Santos Vidal, 49 anos, Maria Amélia da Silva Oliveira, 56 anos e Alderi Cavalcante Lopes, 48 anos. O ato ocorreu na Unidade Básica de Saúde Tia Vicência e contou também com a participação de autoridades locais.

O primeiro lote da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan para o combate à Covid-19, foi enviado pelo Ministério da Saúde e chegou ao Acre no último dia 19, num avião da Força Aérea Brasileira. São 41 mil unidades do imunizante, que atendem o grupo da Fase I, compreendido entre idosos e pessoas com deficiências institucionalizadas, profissionais da área de saúde e indígenas. Em Xapuri, a vacina chegou na tarde do dia 19, e começou a ser aplicada na manhã desta quinta-feira, 21. Inicialmente, foram destinadas pelo Ministério da Saúde através do Governo do Estado, 100 doses para o município.

“É um momento de muita emoção e renovação da esperança, valorizar a ciência, a vida e trabalhar para que, o mais rápido possível, estarmos com todos que compõem este primeiro grupo vacinados. Em paralelo, vamos em busca de mais vacinas com o Governo do Estado e Ministério da Saúde, que possam permitir a imunização de toda a nossa população”, explicou Bira Vasconcelos durante o ato.

O prefeito destacou que este é um momento histórico e de muita responsabilidade “O processo de vacinação será longo e os cuidados pessoais ainda serão necessários, com o uso de máscaras, limpeza das mãos e distanciamento social. Juntos venceremos, mas é preciso paciência”, comentou.

A primeira pessoa imunizada em Xapuri, Erasmo dos Santos Vidal, também resgatou a importância da ciência e demonstrou gratidão pela oportunidade de imunização. “A luta é pela saúde. Sou médico, 49 anos, 10 anos de profissão, atuo na Unidade de Referência de Tratamento à COVID-19 Dr. Félix Bestene Neto desde 17 de março de 2020, (data de registro do início da pandemia no município), sendo contaminado pelo novo coronavírus em agosto de 2020, me recuperei, graças a Deus, e retornei aos atendimentos normais. Também sirvo à comunidade no Hospital Dr. Epaminondas Jácome. Fico feliz por colaborar nisto, pensando em todos e em Deus, peço que fortalecemos nossa fé”, comentou.

Bira Vasconcelos destacou o empenho do Governo do Estado em iniciar o processo de Imunização contra a Covid-19. O prefeito ressaltou, ainda, a parceria institucional entre Estado e municípios na logística e processo de vacinação dos públicos alvo da campanha.

“Com a vacina, recebemos a esperança de que podemos vencer essa guerra contra a Covid-19. Recebemos com muita alegria e esperança a chegada da vacina em nosso município. Reconhecemos toda a luta e empenho dos profissionais de saúde desde o início da pandemia. A nossa Prefeitura como um todo também não descansou nenhum um momento até hoje na luta contra esse vírus que já devastou parte da humanidade. Muito importante estarmos todos juntos nesta guerra trabalhando de forma responsável e unida para salvar vidas e proteger a população”, disse.

Cronograma

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Xapuri será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do Governo Federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos alvo da campanha serão divulgadas pela Prefeitura.