Com aumento em notificações da dengue, prefeitura usa fumacê em bairros de Xapuri

Com mais de 500 notificações de casos de Dengue, a Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), iniciou na tarde desta terça-feira, 16, a aplicação do conhecido FUMACÊ nos bairros de Xapuri, para coibir o aumento dos casos com o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O Secretário Municipal de Saúde, Wagner Menezes destacou que a ação será realizada gradativamente nos bairros da cidade.

"Hoje nós começamos a aplicação do Fumacê nos bairros Pantanal e Centro. Amanhã continuaremos e assim sucessivamente até atendermos a todos os bairros de nossa cidade. Essa ação é fruto de uma parceria entre a nossa Prefeitura com o Governo do Estado do Acre através da Secretaria de Estado de Saúde - SESACRE, Governo de Rondônia e Ministério da Saúde", disse Wagner.

É importante lembrar, segundo o Ministério da Saúde, que o fumacê mata o mosquito, mas a larva ou ovos que estão depositados no quintal, no vaso de plástico ou tampinha de garrafa não morrem. Assim, é preciso cuidar do quintal e das demais áreas que possam dar condições à proliferação do Aedes.

Em Xapuri, segundo a SEMUSA, já são mais de 520 casos notificados de Dengue, 03 de Chikungunya e 01 de Zika, levando-se em consideração o ano de 2021.