Casamento coletivo celebra o amor e fortalece laços familiares durante a Justiça Itinerante em Xapuri
- Prefeitura de Xapuri
- 25 de jun.
- 2 min de leitura

Dentro da programação da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, realizada em Xapuri, aconteceu nesta terça-feira, dia 24, um dos momentos mais simbólicos e emocionantes do evento: o casamento coletivo, que oficializou a união de 61 casais, proporcionando cidadania, dignidade e segurança jurídica às famílias xapurienses.
O ato, que reuniu autoridades, familiares e amigos dos noivos, aconteceu em clima de muita alegria e emoção. Estiveram presentes o desembargador Samoel Evangelista, coordenador do Projeto Cidadão e representante do presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Laudivon Nogueira; o conselheiro do CNJ, Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha; o juiz de Direito da Comarca de Xapuri, Luis Gustavo Alcalde Pinto; e o promotor de Justiça, Renan Batista.

Representando o município e reforçando a parceria da Prefeitura de Xapuri na realização do evento, o prefeito Maxsuel Maia participou da cerimônia, destacando em sua fala a importância do momento para os casais e para toda a comunidade.
“A gente está aqui hoje para celebrar o amor, a união e a constituição de novas famílias. Parabéns ao CNJ e obrigado por ter escolhido Xapuri para realizar esse evento. Parabéns a todos os servidores do Tribunal de Justiça do Acre, a todas as instituições envolvidas, ao Governo do Estado e aos servidores da Prefeitura de Xapuri, que também estão aqui dando uma força na realização desse evento. Aos novos casais, amém e se dediquem a essa união”, destacou o prefeito.
O casamento coletivo é uma das ações mais tradicionais do Projeto Cidadão, coordenado pelo Tribunal de Justiça do Acre, e integra a programação da Justiça Itinerante como uma iniciativa que, além de formalizar uniões, fortalece os laços familiares, promove cidadania e garante direitos civis às famílias participantes.
Compromisso com a cidadania

A participação da Prefeitura de Xapuri, como uma das parceiras da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, reafirma o compromisso da gestão municipal em colaborar com ações que promovem inclusão social, acesso à justiça e fortalecimento da cidadania no município.
A programação da Justiça Itinerante segue até a próxima sexta-feira, dia 27, com a oferta de diversos serviços gratuitos à população, incluindo emissão de documentos, atendimentos previdenciários, trabalhistas, médicos, odontológicos, orientação jurídica, regularização fundiária e ambiental, além de atividades voltadas à infância, juventude e educação comunitária.